Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Controle de Infecções em Estabelecimento de Saúde

O Setor de Controle de Infecções em Estabelecimentos de Saúde conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde que executa e monitora ações relacionadas à segurança do paciente no que se refere a eventos adversos infecciosos e não infecciosos. É nesse setor que estão instituídos a coordenação da Comissão Estadual de Controle de Infecções (CECIH) e o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária.

Trabalhando com o monitoramento das notificações de infecções, identificação de bactérias multirresistentes e de incidentes em estabelecimentos de saúde, o Setor de Controle de Infecções em estabelecimentos de Saúde atua desenvolvendo e orientando os serviços de saúde na melhoria contínua de seus processos, ofertando à população serviços com maior qualidade e segurança.

Atuando também no desenvolvimento dos recursos humanos envolvidos nos processo de trabalho em Vigilância Sanitária, promove capacitações teóricas e em serviços aos fiscais sanitários atuantes nas 19 Coordenadorias Regionais de Vigilância em Saúde, disseminando o conhecimento e padronizando as ações de Vigilância Sanitária.

Outras atividades do setor incluem: inspeção sanitária de serviços de saúde, elaboração de regulamentação sanitária complementar aos requisitos nacionais, elaboração de roteiros de inspeção para uso dos fiscais sanitários, investigação e acompanhamento de denúncias e investigação de surtos.

Telefone: (51) 3288-4076 ou (51) 3288-4075

E-mail: scies-dvs@saude.rs.gov.br

 

CONSULTA PÚBLICA PORTARIA SES N° 1180/ 2022 

Submete à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, proposta de Portaria que aprova o Regulamento Técnico que estabelece os Requisitos de Boas práticas para Funcionamento em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde Odontológicos e Laboratórios de Próteses Odontológicas no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul

Prazo para comentários e sugestões do público em geral: 90 (noventa) dias a contar de 01/12/2022.

Veja aqui a proposta de PORTARIA SES N° 1180/2022

Link de acesso ao formulário eletrônico para comentários e sugestões do público em geral: forms.gle/FXDxDWe6Wk37hJqL8

Centro Estadual de Vigilância em Saúde