Jogos de Vigilância em Saúde
Jogos Digitais e Analógicos
Diferentemente das metodologias tradicionais, o aprendizado através dos jogos se dá de forma passiva, sendo mais desafiador, atrativo e divertido.
Nesse intuito, a Secretaria de Estado da Saúde do RS em parceria com a UniRitter, por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 019/2016, vem desenvolvendo jogos digitais e analógicos com temática de vigilância em saúde.
O Acordo de Cooperação prevê a interação de alunos regularmente matriculados no curso de Jogos Digitais da UniRitter, os quais ficam responsáveis pela execução dos projetos, mediante devida orientação e coordenação tanto de professores da UniRitter, quanto da Comissão instituída pela Portaria nº 765/2018 para coordenar e orientar os projetos de desenvolvimento de jogos, no âmbito da Secretaria.
Cada jogo tem um público-alvo específico, podendo abranger desde crianças, população em geral, profissionais e servidores.
Comissão de Coordenação de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Analógicos, designada por meio da Portaria nº 765/2018:
Carolina de Azevedo Fernandes – Departamento de Ações em Saúde
Émelin Fernanda Alves Berbigier – Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Divisão de Vigilância Sanitária
Emerson Viega Paulino - Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Divisão de Vigilância Epidemiológica
Leandro Santos de Oliveira - Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Divisão Administrativa
E-mail para contato: jogos-cevs@saude.rs.gov.br
Jogo da Geladeira
Objetivo do jogo é conscientizar o jogador sobre a forma correta de armazenar o alimento na geladeira, ensinando os lugares corretos de cada alimento em cada uma das prateleiras.
Clique aqui para jogar
Jogo da Geladeira Versão Analógica
Este jogo é a versão analógica do Jogo da Geladeira, em formato de tabuleiro. Tem por objetivo ensinar a forma correta de armazenar o alimento na geladeira, estimulando o autocuidado e vigilância em saúde. Pode ser impresso em folhas A3 ou A4, nas versões preto e branco, colorido ou econômico.
Jogo Quiz do Sangue
O Quiz do Sangue foi desenvolvido com base na RDC ANVISA nº34/2014 e tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde nas Boas Práticas do Ciclo do Sangue.