Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) no âmbito do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), foi instituído em 2007 e formalizado pela Portaria SES nº 482/2022.

A finalidade do CIEVS/RS é fomentar a captação de notificações, mineração, manejo, análise epidemiológica dos dados e resposta oportuna às emergências em saúde pública de relevância estadual, nacional e internacional, bem como de congregar mecanismos de comunicação avançados e definir estratégias que possam subsidiar a tomada de decisões pelas esferas competentes, visando prevenir e/ou minimizar situações que gerem risco à vida da população.

Figura representativa do escopo de trabalho do CIEVS - Centro de Informações Estratégicas em Saúde. No centro, um círculo grande com a seguinte descrição: 'Unidade de Inteligência Epidemiológica responsável pela detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação imediata de riscos potenciais em saúde pública.' Em seguida, links para áreas específicas de atuação, incluindo apoio técnico, comunicação de risco, equipe de campo, avaliação de risco, monitoramento, emissão de alerta, verificação e articulação para detecção imediata, além do plano de respostas.
CIEVSRS - ESCOPO DE TRABALHO - Foto: Equipe CIEVS-RS

O CIEVS/RS mantém equipe técnica treinada na detecção, investigação e resposta às emergências de relevância estadual e nacional, disponibilizando, sempre que necessário, o envio de equipe aos locais de ocorrência das notificações, apoiando as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) nas investigações.

Figura representativa do processo de trabalho interno do CIEVS-RS - Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul. A imagem contém quatro caixas principais:

Preparação:
Instituição de procedimentos.
Utilização de documentos norteadores.
Monitoramento e avaliação contínua.
Capacitação de equipes.

Detecção de Rumores/Eventos:
Utilização de métodos de detecção ativa e passiva.
Avaliação de rumores e eventos identificados.
Verificação da veracidade das informações.

Monitoramento:
Acompanhamento constante de eventos.
Organização do Comitê de Avaliação e Monitoramento de Eventos (CAME).

Resposta:
Acionamento das estruturas de resposta em situações identificadas.
Apoio na implementação das medidas de resposta.

Ao final da imagem, há uma seta indicando o fluxo para a etapa de Comunicação, que inclui:
Emissão de alertas para públicos relevantes.
Comunicado de risco para informar sobre situações críticas.
Comunicação com áreas técnicas e instituições parceiras.
Comunicação com o CIEVS nacional para compartilhamento de informações e coordenação de ações.
CIEVSRS - PROCESSO DE TRABALHO - Foto: Equipe CIEVS-RS

A disponibilidade é 24 horas, 7 dias na semana, 365 dias no ano, atuando como centro de alerta e resposta frente a eventos com potencial de emergência em saúde pública.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde