Centro de Informação e Documentação

Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.

Endereço: Av. Ipiranga 5400, Jardim Botânico, Porto Alegre/RS- CEP 90610-000

Telefones: (51) 3901-1071 / (51) 3901-1078 / (51) 98405-2620

E-mail: cidvs-cevs@saude.rs.gov.br

Histórico

O Centro de Informação e Documentação (CID) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) originou-se de um subprojeto apresentado pelo Centro de Informação e Documentação (CEIDS/ESP/RS) à Direção do CEVS/RS, no ano de 2001. Em 2003, com a criação da Portaria 47 para a execução do projeto do CEVS/RS visando a elaboração de um plano de ação, os funcionários foram convidados a apresentarem sugestões para a implementação do CEVS/RS. E, assim, 10 ações surgiram - entre estas a criação de uma Biblioteca com acervo específico de Vigilância em Saúde para atender como suporte de trabalho aos técnicos deste Centro, como também preservar a memória da Instituição, gerenciar, orientar e normalizar o desenvolvimento de publicações, periódicas e não periódicas. Atualmente o acervo possui 4.218 documentos e é composto por livros, CDs, DVDs, mapas, fitas VHS, plantas arquitetônicas, folhetos, TCCs, periódicos científicos e artigos do Boletim Epidemiológico.

Produtos e Serviços

CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE- DIVISÃO DE APOIO TÉCNICO (CBVDAT)

RIS – Ênfase em Vigilância em Saúde, 2019

Apresentação 26/06/2019

CID (.pdf 680,24 KBytes)

BIREME BVS (.pdf 2,35 MBytes)

Acesse aqui o catálogo do CID

Guia para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Técnicos

GUIA ELABORACAO TRABALHOS TECNICOS (.pdf 653,86 KBytes)

• Serviço de referência;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação ao usuário na localização da informação em bases de dados internacionais e nacionais, livros, periódicos, índices de publicação, entre outros;
  • Orientação na elaboração/criação de publicações periódicas e não periódicas conforme Manual de Identidade Visual do CEVS/RS e normas de documentação da  Associação Brasileira de Normas Técnicas -  ABNT;
  • Orientação na elaboração/criação de artigo de periódico;
  • Registro de publicações com ISBN – Biblioteca Nacional do RJ;
  • Registro de publicações com ISSN – periódicas no IBICT;
  • Normalização de documentos – auxiliar o usuário na redação do trabalho técnico-científico e normalizar sua apresentação, consultando livros, manuais de metodologia da pesquisa e normas da ABNT;
  • DSI-Disseminação Seletiva da Informação;
  • Currículo Lattes – orientação no preenchimento;
  • COMUT – comutação bibliográfica.

Links de interesse

Biblioteca Virtual em Saúde - BVS  (Bireme)

Portal Regional da BVS

Acesse aqui as publicações do CEVS

:: Trabalhos de Conclusão de Curso ::

O Centro de Informação e Documentação (CID)  do CEVS/RS é responsável pela guarda e tratamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Graduação, Especialização, Mestrados, Doutorados,  Pós-Doutorados e Residência em Vigilância em Saúde– reunindo assim  a produção intelectual  de Vigilância no âmbito da saúde  dessa Instituição.

Acesse aqui o Termo de Autorização:

TERMO AUTORIZAÇÃO (.doc 148,50 KBytes)