Centro de Informação e Documentação

Telefones: (51) 3901-1071 / (51) 3901-1078 / (51) 98405-2620

E-mail: cidvs-cevs@saude.rs.gov.br

Histórico

O Centro de Informação e Documentação (CID) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) originou-se de um subprojeto apresentado pelo Centro de Informação e Documentação (CEIDS/ESP/RS) à Direção do CEVS/RS, no ano de 2001. Em 2003, com a criação da Portaria 47 para a execução do projeto do CEVS/RS visando a elaboração de um plano de ação, os funcionários foram convidados a apresentarem sugestões para a implementação do CEVS/RS. E, assim, 10 ações surgiram - entre estas a criação de uma Biblioteca com acervo específico de Vigilância em Saúde para atender como suporte de trabalho aos técnicos deste Centro, como também preservar a memória da Instituição, gerenciar, orientar e normalizar o desenvolvimento de publicações, periódicas e não periódicas. Atualmente o acervo possui 4.218 documentos e é composto por livros, CDs, DVDs, mapas, fitas VHS, plantas arquitetônicas, folhetos, TCCs, periódicos científicos e artigos do Boletim Epidemiológico.

Produtos e Serviços

Acesse aqui o catálogo do CID

• Serviço de referência;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação ao usuário na localização da informação em bases de dados internacionais e nacionais, livros, periódicos, índices de publicação, entre outros;
  • Orientação na elaboração/criação de publicações periódicas e não periódicas conforme Manual de Identidade Visual do CEVS/RS e normas de documentação da  Associação Brasileira de Normas Técnicas -  ABNT;
  • Orientação na elaboração/criação de artigo de periódico;
  • Registro de publicações com ISBN – Câmara Brasileira do Livro
  • Registro de publicações com ISSN – periódicas no IBICT;
  • Normalização de documentos – auxiliar o usuário na redação do trabalho técnico-científico e normalizar sua apresentação, consultando livros, manuais de metodologia da pesquisa e normas da ABNT;
  • DSI-Disseminação Seletiva da Informação;
  • Currículo Lattes – orientação no preenchimento;
  • COMUT – comutação bibliográfica.

Residência Integrada em Saúde – Ênfase em Vigilância em Saúde R2

Apresentação BIREME  2020-   BIREME RESIDÊNCIA 2020 (.PPT 5,65 MBytes)

Links de interesse

Acesse aqui as publicações do CEVS

Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Fiocruz lança plataforma de acesso aberto

Portal da BVRS

Portal Regional da BVS/BIREME

:: Trabalhos de Conclusão de Curso ::

O Centro de Informação e Documentação (CID)  do CEVS/RS é responsável pela guarda e tratamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Graduação, Especialização, Mestrados, Doutorados,  Pós-Doutorados e Residência em Vigilância em Saúde– reunindo assim  a produção intelectual  de Vigilância no âmbito da saúde  dessa Instituição.

Acesse aqui o Termo de Autorização:

TERMO AUTORIZAÇÃO (.doc 148,50 KBytes)