Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Mercúrio

O mercúrio é um elemento químico da classe dos metais pesados que pode assumir diferentes formas químicas mercúrio metálico (metal prateado líquido e volátil), mercúrio inorgânico (combinados com outros elementos, como cloro, oxigênio e enxofre) e mercúrio orgânico (combinação entre mercúrio e cadeias de carbono).

As áreas podem se contaminar por emissões:

  • Naturais: decorrem de transformações da crosta terrestre, das atividades vulcânicas e da evaporação de corpos d’água
  • Antropogênicas: ocorrem através da extração do mercúrio e seu emprego em atividades econômicas pelo homem, podendo ocasionar maior impacto no ambiente.

Principais Aplicações do Mercúrio

  • Eletroeletrônica: Lâmpadas fluorescentes e de vapor de mercúrio, pilhas, baterias e componentes elétricos.
  • Metrologia: Barômetros, higrômetros, termômetros e manômetros.
  • Medicina: Esfigmomanômetros, termômetros, amálgamas dentárias e conservantes de vacinas (timerosal).
  • Agricultura: Agrotóxicos.
  • Indústrias: Petroquímica, Cloro-Soda, Bélica, Papeleira e Farmacêutica.
  • Atividades: Extração de primária de mercúrio, Mineração de ouro e Geração de Energia (queima de combustíveis fósseis).

Efeitos à humana saúde

Metilmercúrio:

Normalmente, a exposição é alimentar e ocorre através da ingestão de pescados contaminados. Produz efeitos deletérios nos rins, no fígado e no sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns são a redução da visão periférica, perda de coordenação motora, dificuldades na fala e audição, perturbações sensoriais, fraqueza muscular. Em casos mais graves, pode provocar sequelas irreversíveis e morte. Pode gerar malformações fetais e doenças congênitas.

Mercúrio Metálico e Inorgânico:

A principal via de exposição ao mercúrio metálico se dá pela inalação de seus vapores. Os efeitos tóxicos agudos decorrentes da inalação de vapores de mercúrio metálico compreendem aumento da frequência respiratória, fadiga, garganta dolorida, sabor metálico na boca, tosse, tremores, dores de cabeça e alterações comportamentais. Nas exposições mais severas pode ocorrer falência renal, falência respiratória e morte. Observaram-se, ainda, reações alérgicas após o contato do mercúrio metálico com a pele de indivíduos com hipersensibilidade.

A principal forma de exposição aos sais de mercúrio se dá pela ingestão. Podendo provocar úlceras gastrointestinais e necrose tubular renal aguda. Entre os sinais e sintomas mais comuns estão náuseas, diarreias, e úlceras, além de efeitos cardíacos e hipertensão arterial em crianças.

Conteúdos relacionados

Centro Estadual de Vigilância em Saúde