Histórico de Implantação da Rede CIEVS
A instituição do CIEVS, juntamente com a definição de suas atribuições, composição e coordenação ocorreu por meio da Portaria SVS nº 30/2005, e a partir de 2007 iniciou-se a estruturação de centros similares ao CIEVS/SVS nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES). A referida normativa foi atualizada pela Portaria nº 4.641/2022, na qual define que a Rede CIEVS tem como finalidade aprimorar a capacidade de detecção, notificação, verificação, avaliação, comunicação, monitoramento e apoio à resposta a eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública, no âmbito das três esferas de gestão do SUS.
Assim, a Rede CIEVS foi instituída no Brasil com a finalidade de fomentar a captação de notificações, mineração, manejo e análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados.
No Brasil, a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública - Rede CIEVS - é composta atualmente por 190 (2024) centros ativos distribuídos nos 26 estados mais o Distrito Federal, abrangendo as categorias Capital, Estadual, Fronteira, Estratégico ou Regional.