Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Vigiar

Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Atmosféricos

O programa VIGIAR vem sendo implantado no Estado do Rio Grande do Sul, desde 2005.

Tem como objetivo geral a promoção da saúde da população exposta aos poluentes atmosféricos. São priorizadas regiões onde existam atividades de natureza econômica ou social que gerem poluição atmosférica de modo a caracterizar um fator de risco para as populações expostas. No nosso estado, correspondem, prioritariamente, as áreas metropolitanas, industriais e de extração de carvão mineral para a produção de energia elétrica.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde, coordenador estadual do VIGIAR, utiliza como estratégia de atuação a identificação de municípios com populações expostas ao risco de contaminação atmosférica, que se encontram em situação de menor ou maior risco.

Considera-se importante que o foco de atuação do VIGIAR enfatize a necessidade do desenvolvimento de ações que permitam a coleta de informações com sensibilidade para monitorar certo universo de fenômenos, com vistas à identificação dos problemas de saúde em uma escala temporal mais próxima da ocorrência dos eventos de interesse. Nesse caso, a adoção de Unidades Sentinelas como estratégia de atuação do VIGIAR mostrou-se bastante pertinente, principalmente por propiciar a oportunidade de oferecer outros elementos não captados pelos sistemas de informações tradicionais, além de utilizar o potencial facultado pelos recursos da epidemiologia.

Através das Unidades Sentinelas e com a participação das Secretarias Municipais de Saúde é realizado o monitoramento dos indicadores fundamentais de saúde (sintomas: tosse, sibilância, dispnéia, bem como os agravos: bronquite, asma e IRA) em crianças menores de cinco anos.

O Boletim Informativo da Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade do Ar - Boletim Informativo do VIGIAR - é um instrumento de informação técnica editado pela Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos (VIGIAR) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Através de edições semanais, disponibiliza informações relacionadas à qualidade do ar que possam contribuir com as ações da Vigilância, além de alertar para as questões ambientais que interferem na saúde da população.

Obtenha a versão digital dos boletins clicando   AQUI

Acesse AQUI link e documentos de interesse do VIGIAR

E-mail: vigiar-rs@saude.rs.gov.br

CONTATOS

regis-silva@saude.rs.gov.br
luis-feijo@saude.rs.gov.br

Centro Estadual de Vigilância em Saúde