Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

SEMANA DA ÁGUA 2020 - 27ª EDIÇÃO

SEMANA DA ÁGUA 2020 - 27ª EDIÇÃO

No dia 25 de setembro de 2020 ocorreu a abertura oficial da vigésima sétima (27ª) edição da Semana da Água, com o tema: “Preserve a água, compartilhe saúde”. A expectativa é que as atividades relacionadas à temática se estendessem no Estado até o dia 04 de outubro. O evento configura-se entre as ações educativas do Programa de Vigilância da Água para Consumo Humano - VIGIAGUA - junto às Coordenadorias Regionais de Saúde e municípios. Foram realizadas diversas atividades em prol da preservação e garantia de qualidade da água. Dentre os objetivos do evento está a mobilização da sociedade e o alerta quanto à importância de se proteger os recursos hídricos. O evento inclui atividades culturais, artísticas e sociais que contribuem para uma mudança de atitude na sociedade, mobilizando e criando multiplicadores em defesa da água.

A Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) do RS e conta com a parceria de diversas instituições, tanto governamentais quanto organizações sociais dos mais diversos segmentos. Em geral, durante o tempo das programações, são realizados encontros presenciais sob a forma de palestras e atividades em grupo. Contudo, devido a atual pandemia do novo coronavírus e às restrições de locomoção e aglomeração, a Semana da Água 2020 contou com diversas atividades virtuais.

Figura 3 - Apresentação do VIGIAGUA na Semana da Água.
Figura 3 - Apresentação do VIGIAGUA na Semana da Água.
Nesse ínterim, o VIGIAGUA vem trabalhando ativamente tanto na organização do evento quanto nas participações em palestras e encontros virtuais. De forma direta e ativa, três integrantes do Programa tiveram a oportunidade de apresentar palestras virtuais junto a colegas de renome do Ministério da Saúde, EMATER/RS e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Os assuntos debatidos foram os cuidados com a água para consumo humano e os eventos adversos (estiagem e inundações) que podem trazer impactos na quantidade e qualidade da água ofertada à população. A Figura 3 apresenta o momento da apresentação da representante do VIGIAGUA no CEVS, Camila Azambuja, juntamente com Thaís Cavendish do Ministério da Saúde e André Finamor da CORSAN. O tema debatido no dia 09 de setembro foram as as estiagens e enchentes, duas faces da insegurança da água. 

A programação do evento contou ainda, no dia 10/09, com a participação de André Jarenkow, representante do VIGIAGUA na 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Santa Rosa, que juntamente com Luiz Felipe Lomanto do Ministério de Saúde e Caroline Rigotto da Universidade FEEVALE, debateram sobre a presença de contaminantes biológicos na água e a garantia de sua qualidade para consumo humano através dos instrumentos de vigilância do Programa VIGIAGUA. A finalização da participação do VIGIAGUA no evento deu-se então com a apresentação da palestra sobre as perspectivas e desafios do abastecimento de água e saneamento no meio rural, apresentada por Cláudia Santin Zanchett, representante do Vigiagua na 11ªCoordenadoria Regional de Saúde, Mônica Bicalho da ABES Nacional, Emerson Portes e Carlos Dexheimer.

Figura 4 - máscara facial para a Semana da Água fornecidas pela ABES.
Figura 4 - máscara facial para a Semana da Água fornecidas pela ABES.

Todas as ações e atividades desenvolvidas foram e vêm sendo divulgadas no site da ABES para posterior visualização. Em cada edição da Semana Estadual da Água no Estado, são promovidas inúmeras atividades e cerca de 80% delas relacionadas direta ou indiretamente com a saúde pública, sendo uma importante ferramenta de mobilização social que mesmo com os desafios impostos pela pandemia continuaram exercendo o seu papel de educação ambiental e em saúde. Ampla divulgação nos meios de comunicação vem sendo realizada em diversos municípios, mostrando a importância de conservar e proteger nascentes, arroios, rios, lagoas e banhados. Algumas atividades presenciais em localidades menos afetadas pela pandemia foram realizadas contando sempre com os devidos cuidados e recomendações das autoridades de saúde. Podemos visualizar na Figura 4 a seguir as máscaras fornecidas pela ABES para as atividades presenciais do evento.

A Semana Estadual da Água se tornou um importante instrumento para fomentar atividades que promovam ações relacionadas às questões ambientais, de saúde pública, de conservação e preservação de recursos hídricos, procurando evitar doenças de veiculação hídrica e melhorar a qualidade de vida da população. Nesse sentido a continuidade das atividades por meio virtual é indispensável em tempos de pandemia, de forma que, o VIGIAGUA trabalhou ativamente para o exercício das atividades previstas.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde