Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Publicações Científicas

Resíduos de agrotóxicos em alimentos in natura no Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Associação entre exposição ocupacional a agrotóxicos e ototoxicidade em agricultores do Pontal do Paranapanema-SP, Brasil.

Contaminação por agrotóxicos em água para consumo humano no estado de Sergipe, Brasil (2014-2022).

Malformações fetais: distribuição temporal e sua associação com o uso de agrotóxicos no Rio Grande do Sul.

Uso de agrotóxicos e mortes por câncer no estado do Rio Grande do Sul

Fatores ocupacionais associados a neoplasias hematológicas em um polo fruticultor: estudo de caso-controle.

The rise in mortality due to intentional self-poisoning by medicines in Brazil between 2003 and 2022: relationship with regional and global crises (A alta da mortalidade devido ao envenamento pelo uso intencional de medicamentos no Brasil entre os anos de 2003 e 2022: relação com as crises regionais e global).

Atualização da ABNT NBR 14.725 - A ABNT NBR 14725:2023 é a nova norma brasileira que moderniza a segurança química, substituindo a antiga FISPQ pela Ficha de Dados de Segurança (FDS). Essa atualização integra o Brasil ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), padronizando a classificação e rotulagem de produtos químicos. A norma, agora em um único documento, inclui novas classes de perigo (explosivos dessensibilizados e perigosos à camada de ozônio), altera os critérios de classificação e atualiza as frases de perigo (H) e precaução (P), além de regras para pequenas embalagens. A FDS, com suas 16 seções, traz mudanças importantes, como a necessidade de telefone de emergência 24 horas e a inclusão apenas de ingredientes perigosos na seção de composição. Fabricantes, importadores e distribuidores receberam o prazo de dois anos a partir da publicação da nova norma para se adequar, atualizando todas as FDS e rótulos, garantindo assim maior segurança e harmonização com padrões internacionais. 

Caracterização das notificações de intoxicações exógenas por agrotóxicos no RS, 2011-2018.

Epidemiologia da intoxicação endógena no Brasil entre 2007 e 2017.

Intoxicação exógena por medicamentos na população jovem do RS.

Intoxicações exógenas por agrotóxicos na região Sul do Brasil.

Avaliação do dano genético induzido via glifosato e três formulações comerciais com adjuvantes em células sanguíneas humanas.

Inibição da autofagia induzida por glifosato resulta em esteatose hepática por meio da mediação da reprogramação epigenética do PPARα em galos

Os riscos do agrotóxico glifosato: controvérsia científica ou negação do dano à saúde humana.

Artigo Científico sobre exposição de adultos a agrotóxicos organofosforados e inseticidas à base de carbamatos

Dissertação de Mestrado - PPG em Educação - UFRN  - DE Souza, ATF. Rachel Carson e a primavera silenciosa: análise histórico-epistemológica para um saber sobre ciências. Dissertação de Mestrado. Natal, RN. 2021.

 

Centro Estadual de Vigilância em Saúde