Publicações Científicas
Resíduos de agrotóxicos em alimentos in natura no Oeste de Santa Catarina, Brasil.
Contaminação por agrotóxicos em água para consumo humano no estado de Sergipe, Brasil (2014-2022).
Uso de agrotóxicos e mortes por câncer no estado do Rio Grande do Sul
The rise in mortality due to intentional self-poisoning by medicines in Brazil between 2003 and 2022: relationship with regional and global crises (A alta da mortalidade devido ao envenamento pelo uso intencional de medicamentos no Brasil entre os anos de 2003 e 2022: relação com as crises regionais e global).
Atualização da ABNT NBR 14.725 - A ABNT NBR 14725:2023 é a nova norma brasileira que moderniza a segurança química, substituindo a antiga FISPQ pela Ficha de Dados de Segurança (FDS). Essa atualização integra o Brasil ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), padronizando a classificação e rotulagem de produtos químicos. A norma, agora em um único documento, inclui novas classes de perigo (explosivos dessensibilizados e perigosos à camada de ozônio), altera os critérios de classificação e atualiza as frases de perigo (H) e precaução (P), além de regras para pequenas embalagens. A FDS, com suas 16 seções, traz mudanças importantes, como a necessidade de telefone de emergência 24 horas e a inclusão apenas de ingredientes perigosos na seção de composição. Fabricantes, importadores e distribuidores receberam o prazo de dois anos a partir da publicação da nova norma para se adequar, atualizando todas as FDS e rótulos, garantindo assim maior segurança e harmonização com padrões internacionais.
Caracterização das notificações de intoxicações exógenas por agrotóxicos no RS, 2011-2018.
Epidemiologia da intoxicação endógena no Brasil entre 2007 e 2017.
Intoxicação exógena por medicamentos na população jovem do RS.
Intoxicações exógenas por agrotóxicos na região Sul do Brasil.
Os riscos do agrotóxico glifosato: controvérsia científica ou negação do dano à saúde humana.
Dissertação de Mestrado - PPG em Educação - UFRN - DE Souza, ATF. Rachel Carson e a primavera silenciosa: análise histórico-epistemológica para um saber sobre ciências. Dissertação de Mestrado. Natal, RN. 2021.