Tratamento
Os medicamentos utilizados para o tratamento da Leishmaniose Visceral (LV), disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, são o antimoniato de N-metil glucamina e a Anfotericina B lipossomal. O Ministério da Saúde é responsável pelo financiamento, aquisição e distribuição aos estados. No Rio Grande do Sul, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) é responsável pelo armazenamento e distribuição aos municípios.
Para a solicitação dos medicamentos para tratamento da LV são necessários os seguintes documentos:
- Cópia da ficha de notificação individual de LV;
- Prescrição médica;
- Registro do peso aferido do paciente em quilogramas (kg);
- Ficha de solicitação de Anfotericina B Lipossomal, quando esta for a opção terapêutica Ficha de Solicitação de Anfotericina B Lipossomal.
- Exame de HIV com resultado negativo (os pacientes em situação de coinfecção LV-HIV/AIDS terão acesso ao tratamento por meio do Programa de Atenção às pessoas que vivem com HIV/AIDS).
Os documentos deverão ser enviados ao email antropozoonoses@saude.rs.gov.br. Os medicamentos serão disponibilizados em dias úteis, após combinação de data e horário entre as Coordenadorias Regionais de Saúde/Secretarias Municipais de Saúde e a área técnica do CEVS pelos telefones (51) 3901-1110 / (51) 98501-6872.