Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Ambientes de Trabalho

    Nesse espaço são disponibilizados materiais com o objetivo de servirem de apoio nos processos de vigilância em saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho.

Exemplos de perigos ou fatores de risco nos ambientes de trabalho e exemplos de medidas de prevenção (Revisado em 26/04/21) (.pdf 513,97 KBytes)

Normas Regulamentadoras da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia

    Listas de vídeos sobre segurança nos ambientes de trabalho (para uso em capacitações):

Vídeos sobre segurança nos ambientes de trabalho (.pdf 1,38 MBytes)

    Além de abordar questões segurança nos ambientes de trabalho, muitos desses vídeos ajudam a propiciar um melhor entendimento sobre diversos processos produtivos. Mesmo que alguns vídeos sejam referentes à processos de trabalho específicos, os conceitos e exemplos de perigos e medidas de prevenção podem ser utilizados em capacitações com foco outros processos de trabalho e atividades econômicas distintas.

          Filmes do Napo (.pdf 313,09 KBytes)

    O Napo é o protagonista de uma série de filmes de animação, coproduzida por um pequeno grupo de organizações europeias, que apresenta temas importantes no domínio da segurança e saúde no trabalho de uma forma ligeira e fácil de reter na memória. Este interessante personagem representa um funcionário de qualquer indústria ou setor de atividade.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde