Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Vacinas e Soros

Programa de Imunizações
Programa de Imunizações

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi instituído em 1973 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.

O PNI, ao longo dos anos, apresentou consideráveis avanços contribuindo para a redução da morbimortalidade causada pelas doenças imunopreveníveis. Entre as metas mais recentes está a eliminação do sarampo e da rubéola. A essa, soma-se o controle de outras doenças como difteria, coqueluche, tétano acidental, hepatite B, meningites, febre amarela, caxumba, formas graves da tuberculose, bem como, a manutenção da eliminação da poliomielite.

Atualmente, o programa oferece 44  imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas, utilizados na rotina das salas de vacinas e em situações especiais que compõe os calendários básicos de vacinação para crianças, adultos e idosos.

As ações de vacinação no Rio Grande do Sul são coordenadas e desenvolvidas pelo Núcleo Estadual de Imunizações, inserido na Divisão de Vigilância Epidemiológica e seguem as premissas do PNI que  visam garantir a qualidade das atividades de imunizações em todo território nacional.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde