Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Boletim de Acompanhamento

O Boletim de Acompanhamento do Monitoramento Ambiental de SARS-CoV-2 o tem periodicidade mensal e visa divulgar informações, notícias, estudos e publicações referentes as atualizações de tratamento de água e esgoto. Tem como público estudantes e profissionais de saúde e áreas afins, bem como a população em geral. É um veículo de informação que serve para educar, formar opiniões e valores e ajudar nas escolhas, promovendo a saúde coletiva. O informativo é de livre circulação, mas a equipe do Vigiagua não se responsabiliza pelo uso inadequado de suas informações.

Boletim de Acompanhamento n° 9 - março: Neste boletim nº 09, a maioria dos pontos de coleta apresentou valores mais baixos em relação às coletas realizadas nas semanas epidemiológicas 9, 10 e 11; a semana 12 apresentou diminuição significativa. Na semana 13, os resultados parciais de Porto Alegre e Gravataí trazem aumento desacelerado, bem abaixo dos observados no período crítico, porém ainda com valores altos.

Boletim de Acompanhamento n° 8- fevereiro: O boletim nº 08 apresenta dados desde fevereiro até a segunda semana de março. Os resultados encontrados são os mais críticos desde o início do monitoramento, com destaque para a semana epidemiológica 8, cujos valores de carga viral foram os mais altos em muitos pontos de coleta.

Boletim de Acompanhamento n° 7 - Janeiro: O boletim nº 07 incorpora o litoral gaúcho no monitoramento ambiental, nos municípios de Torres e Capão da Canoa. Os resultados encontrados apresentam valores mais baixos do que no final do ano, quando o número de casos estava em um patamar mais alto, com exceção da ETE Vicentina em São Leopoldo e da ETE Guarani em Capão da Canoa.

Boletim de Acompanhamento n° 1 - Junho:  Faz-se uma apresentação do projeto e análises iniciais, abrangendo resultados até a semana do dia 05/06/2020.

Boletim de Acompanhamento n° 2 - Julho:  Traz resultados de mais pontos de coleta, envolvendo já municípios da grande Porto Alegre, e pontos importantes como a Estação de Tratamento de Esgoto Vicentina, da SEMAE, em São Leopoldo. Os resultados vão até o dia 11/07/2020.

Boletim de Acompanhamento n° 3 - Agosto:  Muitos pontos importantes foram adicionados ao projeto, como estações de tratamento de esgoto da Corsan em Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Canoas. Os resultados vão até o dia 22/08/2020.

Boletim de Acompanhamento n° 4 - Setembro: Os resultados encontrados nos esgotos demonstram uma tendência de desaceleração no ritmo de crescimento da prevalência da COVID19 na Região Metropolitana. Os resultados vão até 26/09/2020.

Boletim de Acompanhamento n° 5 - Outubro: Os resultados que, no último boletim, apresentavam uma tendência de desaceleração no ritmo de crescimento de casos, agora começam a apontar um possível aumento da disseminação do vírus novamente. Os resultados vão até o dia 30/10/2020.

Boletim de Acompanhamento n° 6 - Novembro e Dezembro: O boletim nº 06 agora apresenta novo formato mais enxuto e objetivo. Os resultados encontrados em novembro e dezembro demonstram grande disseminação do vírus a partir da segunda semana de novembro.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde