Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Perguntas e respostas - SI PNI

SI PNI

SI PNI é o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

Por que o SI PNI Web não se conecta à Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS).

Para registrar as doses aplicadas de rotina e das campanhas.

Salas de vacinas de Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), salas de vacina de hospitais, maternidades, policlínicas, salas de vacinas da saúde indígena, salas de vacinas de serviços privados.

A APS utiliza o e-SUS APS ou o e-SUS PEC.

Sim, as vacinas aplicadas registradas no e-SUS migram para a RNDS e, após, para o SISAB e o SI PNI.

As empresas responsáveis pelos sistemas próprios devem entrar no site DATASUS - RIA para acessar a documentação sobre a integração entre o sistema e a RNDS.

O acesso deverá ser solicitado através do Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA). Site: https://acesso.saude.gov.br/login

O Gestor Estadual autoriza o Gestor Municipal.

O Gestor Municipal autoriza o Gestor de Estabelecimento de Saúde.

O Gestor de Estabelecimento de Saúde autoriza os operadores.

Site para autorização de acessos: https://scpaweb-sistema.saude.gov.br/datasus-scpaweb-sistema/

O perfil de acesso que será solicitado dependerá da atividade desempenhada pelo usuário nas salas de vacinas.

Operador de estabelecimento de saúde: registra doses aplicadas de rotina, acessa o SI PNI Gestão, pode fazer transcrição de caderneta, reportar problema, movimentação de imunobiológicos, pesquisa de vacinados no painel geral.

Operador de estabelecimento de saúde campanha: registra doses aplicadas das Campanhas, acessa o SI PNI Gestão, pode fazer transcrição de caderneta, reportar problema, movimentação de imunobiológicos, pesquisa de vacinados no painel geral.

Gestor de estabelecimento de saúde: vincula o profissional ao estabelecimento de saúde, acessa o painel de vacinados para editar ou excluir registros, acessa o SI PNI Gestão, reportar problema, pesquisa de vacinados no painel geral e no painel de vacinados, movimentação de imunobiológicos.

Gestor municipal: vincula os estabelecimentos de saúde ao município, pesquisa de vacinados no painel geral, reportar problema.

Gestor Estadual: consulta vacinados no painel geral, acessa o SI PNI Gestão, consulta a vários tipos de dados.

Somente as salas públicas precisam fazer a movimentação de imunobiológicos no SI PNI.

Sim, a movimentação de imunobiológicos é obrigatória para as salas públicas. A inserção do quantitativo de doses deve ser feita com a nota fiscal do SIES.

As salas privadas não precisam fazer a movimentação de imunobiológicos, mas precisam inserir o quantitativo de doses que possuem no estoque. Se não inserirem este quantitativo, não conseguirão registrar as doses aplicadas.

Sim, as salas públicas precisam fazer a movimentação de diluentes. No momento a orientação é somente para fazer a entrada do quantitativo de diluentes recebidos do Estado. Não fazer a saída, porque a TI/Suporte Nacional está definindo como este movimento deverá ser realizado.

O sistema da rede de frio é o Sistema de Insumos de Saúde (SIES).

As doses registradas aparecem no ConecteSUS.

As doses de vacinas da rotina que foram registradas no SI PNI Web e que ainda não foram disponibilizadas via RNDS para o banco de dados do SI PNI não aparecem. No entanto, assim que as doses estiverem no banco de dados do SI PNI elas aparecerão no ConecteSUS.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde