Vigilância Epidemiológica
A coqueluche é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional. A notificação deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), por meio do preenchimento da ficha de investigação da coqueluche. Além disso, é recomendada investigação laboratorial em todos os casos atendidos nos serviços de saúde.
Caso suspeito de Coqueluche
1 - Indivíduo com menos de 6 meses de idade
Todo indivíduo, independentemente do estado vacinal, que apresente tosse de qualquer tipo há 10 dias ou mais associada a um ou mais dos seguintes sintomas:
- Tosse paroxística – tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez), em uma única expiração; guincho inspiratório; vômitos pós-tosse; cianose; apneia ou engasgo.
2 - Indivíduo com idade igual ou superior a 6 meses
Todo indivíduo que, independentemente do estado vacinal, apresente tosse de qualquer tipo há 14 dias ou mais associada a um ou mais dos seguintes sintomas:
- Tosse paroxística – tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez), em uma única expiração; guincho inspiratório ou vômitos pós-tosse.