Saúde estuda qualificar inspeções sanitárias dos sistemas de abastecimento de água

Equipe se reuniu pela primeira vez para discutir a revisão dos roteiros de inspeção. - Foto: Divulgação/Cevs
A Secretaria da Saúde (SES) instituiu um grupo técnico de trabalho para qualificar as inspeções sanitárias dos sistemas de abastecimento de água. Nesta quarta-feira (24) a equipe teve a sua primeira reunião ordinária, no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) em Porto Alegre. Foram discutidos os processos de trabalho nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e a revisão dos roteiros de inspeção.

O grupo é formado por 16 servidores da SES que atuam no Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) do Cevs e nas CRS. Integram o quadro de profissionais que têm formação nas áreas de engenharia química, biologia, oceanologia, medicina veterinária e odontologia.

O trabalho do grupo vai assessorar tecnicamente as regionais e os municípios, que são os responsáveis pelas ações de fiscalização, para que se inspecione pelo menos uma vez todos os cerca de 9 mil sistemas de abastecimento de água e soluções alternativas coletivas localizados no Rio Grande do Sul. Para isso, o projeto pretende capacitações além de propor procedimentos e instruções técnicas para melhoria do controle desses sistemas.