Técnicos debatem ações para assegurar a qualidade da água para consumo humano no RS

Encontro reuniu técnicos das 19 CRS
Encontro reuniu técnicos das 19 CRS - Foto: Divulgação/SES

Coordenadores regionais do Programa Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiagua/RS) das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e técnicos do Laboratório Central do Estado e de laboratórios regionais participam da primeira reunião do ano para discutir os resultados do programa em 2016, as metas e os planos de ações para os próximos anos. O evento, que iniciou na terça-feira (14) e encerra nesta quinta-feira (16), tem por objetivo debater ações e definir prioridades que contribuam para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Estado.

No encontro, os participantes debatem estratégias para atingir metas do Plano Estadual de Saúde que assegurem a melhoria de indicadores e ampliem a proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano. A finalidade é atender aos parâmetros e ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente e assegurar a proteção à saúde e o bem-estar da população.

Entre estes indicadores está o que visa a reduzir o percentual de amostras de água com presença de Escherichia coli, em soluções alternativas coletivas, passando de 12,78% para 2%. Também é meta ampliar o número de inspeções sanitárias nos Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas, passando de 100 para 3.187 ao ano, e o percentual de análises em amostras de água para consumo humano nos municípios, de 79,3% para 95%, conforme a diretriz nacional. Outra meta prevê a ampliação do percentual de inspeções sanitárias em Estações de Tratamento de Água, passando de 47% para 100% por ano.

O encontro contou com a presença de técnico do Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), área da Secretaria Estadual da Saúde que desenvolveu a plataforma BI, ferramenta que unificou os diversos bancos de dados da área da saúde e disponibiliza resultados de indicadores para a população e gestores do SUS. Também participaram representantes da Emater e da Funasa, que desenvolvem ações conjuntas e de apoio à melhoria da qualidade da água para consumo humano no RS. Outro destaque foi a apresentação de trabalho da Fundação Estadual de Proteção Ambienta (Fepam) mostrando dados e informações sobre a capacidade instalada para tratamento de esgotos no Estado.