Medidas de Prevenção e Controle

Hepatite B

A vacina contra Hepatite B é a principal medida de prevenção da doença e está disponível para a população em geral nas Unidades de Saúde.

A imunização para a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. É recomendada para todas as pessoas sem restrição de idade.

O calendário infantil do Ministério da Saúde recomenda a 1ª dose da vacina da hepatite B (ao nascer) e 3 doses de pentavalente bacteriana (aos 2, 4 e 6 meses de idade).

Fazer pré-natal com testagem para hepatite B no 1º trimestre e no 3º trimestre de gestação. Para os recém nascidos de mães com hepatite B é importante receber a 1ª dose da vacina contra o vírus da hepatite B a e imunoglobulina contra a hepatite B, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Medidas de prevenção comuns às Hepatites B e C

• Sexo seguro: uso de preservativos masculinos ou femininos;
  • Evitar compartilhamento de objetos pessoais: lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, alicates de unha e outros;
  • Evitar compartilhamento de instrumentos de drogadição;
  • Frequentar locais (consultórios e clínicas médicas e dentárias, estúdios de tatuagem e colocação de  piercings, salões de beleza, entre outros) que seguem as normas de biossegurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Arquivos anexos