Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Vigilância de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização e Erros de Imunização

Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI)

Evento Supostamente Atribuível à Vacinação ou Imunização (ESAVI) é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação e que, não necessariamente, possui relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos). Um ESAVI pode ser qualquer evento indesejável ou não intencional, isto é, sintoma, doença ou um achado laboratorial anormal.

A grande maioria dos ESAVI é local e/ou sistêmico de baixa gravidade. Por essa razão as ações de vigilância são voltadas para os eventos moderados e graves.

As vacinas são produtos biológicos com excelente perfil de segurança e a ocorrência de eventos adversos relacionados à vacinação deve ser imediatamente notificada, investigada e esclarecida para que não ponha em risco o programa de imunizações e a segurança epidemiológica de toda a população.

 Atenção:

  • Todos os ESAVI graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente ao nível hierárquico superior, com a finalidade de alertar a vigilância e obter orientações quanto à investigação, se necessário.
  • Fluxo imediato dentro das primeiras 24 horas por meio de telefone ou e-mail.
  • O tempo máximo para iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 48 horas após a notificação.

Publicações

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ESAVI - Evento Supostamente Atribuível à Vacinação ou Imunização (ESAVI) contra COVID-19 nº 01/2023. Boletim ESAVI - COVID -19

Erros de Imunização (EI)

Um dos maiores desafios dos serviços de saúde que atuam em vacinação é assegurar as boas práticas de vacinação segura. As práticas adequadas, desde a produção até a administração de vacinas, soros e imunoglobulinas, garantem o sucesso e a credibilidade do programa de imunização.

Erro de medicação é qualquer evento evitável que pode causar ou levar a um uso inapropriado de medicamentos, entre estes todos os imunobiológicos, ou causar dano a um paciente, enquanto o medicamento está sob o controle de profissionais de saúde, pacientes ou consumidores. Pode estar relacionado à prática profissional, os produtos para a saúde, procedimentos e sistemas, incluindo prescrição, orientação verbal, rotulagem, embalagem e nomenclatura de produtos industrializados e manipulados, dispensação, distribuição, administração, educação, monitorização e uso. 

É essencial que as vacinas sejam utilizadas de acordo com suas indicações, contraindicações, dosagens, condições de armazenamento, procedimentos de reconstituição descritas em bula, entre outros. Os erros de imunização, consequentes de atitudes ou procedimentos não cumpridos conforme estabelecidos nas normas, por si só ou em conjunto, podem causar redução ou falta do efeito esperado e eventos adversos graves e até fatais.

Notificação

Os ESAVI e EI que ocorrem com imunobiológicos da rede pública devem ser notificados no e-SUS Notifica (notifica.saude.gov.br).

Os ESAVI e EI que ocorrem com imunobiológicos da rede privada devem ser notificados no VigiMed

Centro Estadual de Vigilância em Saúde