Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Caxumba

A parotidite infecciosa, também conhecida por caxumba, é uma doença infecciosa, causada por um vírus RNA da família Paramyxoviridae. Caracteriza-se por processo inflamatório das glândulas salivares, principalmente parótidas, e pode ser precedida ou acompanhada por sintomas inespecíficos como febre baixa, mialgia, artralgia, cefaleia, otalgia e mal-estar geral. Em 30% ou mais dos casos, dependendo da idade e situação vacinal ou imunológica, pode apresentar-se com sintomas inespecíficos ou respiratórios, principalmente em crianças menores e idosos, ou ainda ser assintomática.

A transmissão ocorre por via aérea através da disseminação de gotículas ou por contato direto com secreções respiratórias ou saliva de pessoas infectadas. A transmissibilidade ocorre entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas até 9 dias após o surgimento da parotidite. O período de incubação varia de 12 a 25 dias após a exposição, em média 16 a 18 dias.

A caxumba é uma doença cosmopolita, endêmica nos grandes centros, com tendência a manifestar-se, na era pós-vacinal, sob forma epidêmica em instituições que agrupam adolescentes e adultos jovens (como as militares, escolares, universitárias). Geralmente ocorre mais no inverno e início da primavera.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde